terça-feira, 10 de março de 2009

Pra começar bem!

Você já ficou embevecido hoje com as cores de uma flor, do céu ou dos olhos de alguém?
É dificil viver plenamente no momento presente. Afinal de contas, o agora está constantemente evaporando e se reconstituindo. Pode parecer um desafio manter um apoio precário no átimo de tempo que desaparece no oceano da eternidade. E por que deveríamos nos dar ao trabalho de prestar atenção a cada momento? Afinal de contas, quem tem tempo para parar? Há tanto a fazer. Há filhos para criar, contas a pagar, refeições a preparar e metas a cumprir.

Mas você pode viver no momento presente e ainda conservar o emprego, criar os filhos, buscar a realização dos seus sonhos. Pode até fazer, e vai fazer, tudo o que sempre fez. Ainda vai ficar zangado, perder as chaves, ficar sem gasolina. O fato de estar presente não significa que você vai resolver todos os seus problemas, mas significa que vai enriquecer as suas experiências. Ajuda-o a reagir diante dos inevitáveis altos e baixos da vida e aumenta sua capacidade de sentir alegria e de ser imparcial. Quando vivemos conscientemente podemos fazer escolhas com espiríto de solidariedade, e não de competição, e aprender a reagir com gratidão, e não com ganância.

Um momento tem a duração de um piscar de olhos. Para estar pronto para ele é preciso praticar. Entre no momento presente plena e conscientemente, foque na integração do comportamento atento ao seu cotidiano. Comece! Já! Sinta o ar entrado por suas narinas e veja como ele faz uma pausa antes de ser exalado. Relaxe! E seja bem vindo a uma Vida Simples!

Texto adaptado de Tizia Glover (Livro: Momentos de reflexão para dias estressantes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário